MARÇO: FOTOGRAFIA

INSCRIÇÕES de 13/02 a 05/03

Divulgação selecionados 08/03

18/03

CORPOrgânico   

com HÉLIO BELTRÂNIO

 

Nosso organismo é constituído da mesma matéria orgânica que está na terra, na folha da árvore, na pata da abelha. Quando morremos, nosso corpo volta à terra pra ser decomposto por bactérias que vão se alimentar e gerar nutrientes para seres vivos próximos, num ciclo que se renova quando alguém come uma fruta ou um bife do animal herbívoro. Estamos todos interCONECTADOS. Assim, o workshop utilizará o corpo, despindo-se e despojando-se de todos os artifícios, para vivenciar relações com a paisagem. 

HÉLIO BELTRÂNIO

Fotógrafo, atua desde 2010 registrando performances e espetáculos teatrais e de dança. Realiza projeto autoral sobre as relações do corpo masculino nu publicado em ensaios artísticos e em sua página na web heliobletranio.tumblr.com.

19/03 

SOU UM CORPO OU TENHO UM CORPO?  

com SIMONE DONATELLI

 

A partir da exploração do local e sua auto imagem, os participantes serão convidados a desenvolver um processo individual que resultará na produção de um ensaio fotográfico coletivo. (o participante deve trazer câmera fotográfica ou celulares)

 

SIMONE DONATELLI é fotografa e light designer, graduada em Pedagogia na USP e Fotografia no SENAC. Integrante no coletivo UAP desde 2010. Pesquisa antropologia e rito/performances, através de ensaios fotográficos, projetos luminotécnicos, performances, videoarte e ações educativas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação na Faculdade de Educação da USP.

Site: www.simonedonatelli.com

ABRIL: CORPO

INSCRIÇÕES de 20/03 a 05/04

Divulgação selecionados 07/04

15/04 

JOGOS DE METAMORFOSES   

com RENAN TENCA

 

Através da realização de programas de ação (conjunto de “regras” estabelecidas para um jogo comum), os participantes serão convidados a vivenciar situações, circunstâncias e relações que resultem em transformação. Os programas terão como objetivo deslocar o corpo e a imaginação entre distintas percepções de tempo e espaço, articulando contrastes, limites e sobreposições das referências metropolitanas através do compartilhamento de ações e jogos a partir de estruturas dramatúrgicas abertas.

RENAN TENCA é formado em Atuação pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e em Direção Teatral pela ECA/USP. Entre 2011 e 2016 integrou o núcleo artístico do grupo Teatro de Narradores, participando dos espetáculos: Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e Cidade Vodu (2016). Como diretor, assina os espetáculos “Cabaré García!” (2015), “Estamos Todos em Perigo” (2016) e "A Mim Também Dói" (2014).

 

16/04 

VISITE SUA EXPOSIÇÃO  

com ADRIANA AZENHA

 

O workshop tem como objetivo investigar o corpo como suporte da expressão artística, como veículo, como tela em branco ou palco de si mesmo. O participante poderá criar sua exposição a partir de composições feitas em seu próprio corpo ao se inspirar nas inquietações provocadas pela necessidade de auto-exposição.

ADRIANA AZENHA é atriz, bailarina e performer. Integrante no coletivo UAP desde 2012. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre corpo e dramaturgia na Azenha de Teatro. Como preparadora corporal, ministrou aulas em diversas escolas paulistanas e realizou turnê em Belgrado e Praga com o Laboratório de Investigação Teatral O INDIVÍDUO NA OBRA.

Site: www.azenhadeteatro.com.br

MAIO: INTERVENÇÃO ESPACIAL

INSCRIÇÕES de 17/04 a 07/05

Divulgação selecionados 10/05

20/05

LABORATÓRIO FRONTEIRAS PERMEÁVEIS NA USINA

com VERA HAMBURGER

O Laboratório investigará o espaço da cena como linguagem, assim como os mecanismos de funcionamento da percepção e criação. Em ambiente onde o processo criativo liga-se ao aprendizado, os elementos primordiais da construção do espaço e de sua visualidade serão abordados através de ações diretas em sessões de improviso que revezam construção, observação e  vivência da forma. O método foi desenvolvido em experiências realizadas em quase dez anos de pesquisa, incluindo a 12a Quadrienal de Praga/2011 - Permeable Boundaries: the space, self and the other, na Universidade de São Paulo e residências artísticas realizadas com o apoio do Edital ProAC 2015.

VERA HAMBURGER é formada em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se à pesquisa e ensino. Atuou como diretora de arte e cenógrafa em longa metragem, junto a diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  Autora do livro Arte em Cena - a Direção de Arte no Cinema Brasileiro (editora Senac e SESC), que recebeu o Prêmio Jabuti 2015.

21/05

A CONSTRUÇÃO DE SITUAÇÕES ENTRE CORPO E ESPAÇO 

com RENATO BOLELLI REBOUÇAS

O workshop investigará estratégias de ação do corpo em espaços rurais/naturais para a construção de situações artísticas que envolvem forma, o contexto ambiental e seu imaginário. As práticas terão a fotografia como registro para a criação de imagens espaciais criadas pelos participantes.

RENATO BOLELLI REBOUÇAS é membro da UAP desde 2010. Diretor de arte, cenógrafo, arquiteto e artista visual. Desde 2003 desenvolve projetos para teatro, ópera, dança, performance, exposições e eventos no Brasil, Londres e Alemanha, recebendo prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho. Pesquisa as relações da cenografia contemporânea com a performance, e ministrou cursos e práticas artísticas em diversas cidades do país e na Inglaterra. Doutorando em Artes Cênicas pela ECA/USP sobre as poéticas da destruição e a construção de situações artísticas com materiais abandonados.

Site: www.bolellireboucas.com

JUNHO: PERFORMANCE

INSCRIÇÕES de 22/05 a 04/06

Divulgação selecionados 07/06

10/06  

WAYS TO BEGIN / MANEIRAS DE COMEÇAR

com LOWRI EVANS

 

A performer investigará como texto, desenho, imagem, autobiografia, ações e objetos podem desencadear uma mini-performance. O workshop funcionará como um laboratório prático, a partir de ações individuais e coletivas de curta duração, oferecendo aos participantes a possibilidade de criar muitos começos para perseguir ou abandonar, de acordo com seu interesse.

LOWRI EVANS

Artista nascida em Manchester/Reino Unido e formada pela Manchester Metropolitan University, atualmente residente em São Paulo. Realiza performances, intervenções, livros e objetos. Seu trabalho baseia-se em suas experiências em arte visual e engajamento social. A natureza de sua prática é muitas vezes tão passageira como os assuntos que explora. Integra o Eggs Collective (UK) e o coletivo Rózà (São Paulo).

Site: www.thelowri.com

11/06

EU SAGRADO: O APEGO, TRANSFORMAÇÕES E A MORTE NA PERFORMANCE

com BUKURITÓS ARUANDA

 

A partir do encontro entre o artista e os participantes, seus repertórios pessoais e propondo cruzamentos, o workshop desenvolverá uma ação performática a partir do tema proposto, utilizando elementos concretos e subjetivos sobre o corpo e suas possíveis narrativas instantâneas.  

BUKURITÓS  ARUANDA

Artista plástico multimeios. Estudou artes na Unicamp e é Performer na UAP desde 2010. Realiza projetos autorais de performance e intervenção urbana em diversas cidades no Brasil e Europa. Participou do projeto internacional X Moradias, das performances Kasulo e Vestindo o Sagrado na Virada Cultural 2016 em São Paulo.

Site: www.bukuritos.com

 

JULHO: FIGURINO

INSCRIÇÕES de 19/06 a 02/07

Divulgação selecionados 05/07

15/07

FIGURINO EM AÇÃO: GUERREIROS!  

com ARIANNE VITALE

 

O workshop traz referências da arte contemporânea que estimulam os participantes a transformar diversos materiais para a criação de figurinos, explorando o fazer artístico de forma intuitiva, sustentável e em colaboração com o local e o entorno. A figura do Guerreiro será utilizada para investigar formas, volumes e texturas em narrativas imaginárias. O workshop resultará na execução de figurinos, performances e fotografias.

 

ARIANNE VITALE

Figurinista, cenógrafa, artista e pesquisadora que atua em diferentes áreas da Arte, tendo o espaço urbano e o uso de espaços não convencionais como centro de sua pesquisa. Trabalha em teatro, eventos, ópera, cinema e artes visuais. Desenvolve projetos culturais e ministra workshops nas áreas de figurinos, intervenção urbana, cenografia e artes do corpo. Como cenógrafa e figurinista realizou trabalhos com diferentes companhias de teatro no Brasil, Alemanha e França.  

Site: https://figurinoemacao.wordpress.com/

16/07

FIGURINO: DESLOCAMENTO ENTRE O CORPO E SEUS PERSONAGENS  

com KABILA ARUANDA

 

O workshop compartilhará de forma prática a experiência do figurinista, levando os participantes a uma experiência direta e sensorial entre o corpo, o desenvolvimento do personagem e seu figurino, trabalhando o movimento do mesmo dentro da dramaturgia (texto e/ou improvisação), sua memória e expressão através de sua caracterização. O exercício finalizará com um ensaio de foto/vídeo. 

KABILA ARUANDA é figurinista, artista multimeios e criador da Usina da Alegria Planetária. Formado em Artes Visuais e Moda na UFSC/Santa Catarina. Atua há 20 anos na área de criação, desenvolvendo projetos para diferentes mídias. Dedica-se à performance ritual, convidado pelo artista Les Joynes a integrar o projeto Form Laboratory, e pelo Laboratório Internacional TransOceanik para apresentar o ato/processo “Cosmocouleur et Fureur”/ Fúria, no evento A Besta e a Adversidade, no Centro de Arte Contemporânea de Genebra/Suíça.

Site: https://www.instagram.com/kabilaaruanda

AGOSTO: INDUMENTÁRIA

INSCRIÇÕES de 17/07 a 06/08

Divulgação selecionados 09/08

19/08

CORPO EM CAMADAS 

com MARINA REIS

O encontro abordará processos criativos e técnicas de confecção não convencionais para a criação e elaboração de indumentárias orientadas em grupo. A partir de referências teóricas contemporâneas das artes visuais, cinema, música e moda, os participantes entrarão em contato com materiais e técnicas convencionais e alternativas, explorando texturas, cores e ressignificação de objetos.

MARINA REIS é figurinista e artista visual, formada em Artes Visuais (UNICAMP) e pós-graduada em Desenho de Moda e Criação pela faculdade Santa Marcelina, com especialização em Body Art Ritual-Teatro Kathakali (Índia) e Experimental Jewellery na Central Saint Martin’s College of Art& Design (Londres). Desde 1998, pesquisa e desenvolve trabalhos na área de figurinos experimentais e arte corporal. Realiza investigações por meio de parcerias com artistas de diferentes mídias, como performance, teatro, dança, artes visuais e moda. Ganhou vários prêmios no Brasil, e representou o país em diversas exposições internacionais.

 

20/08

INDUMENTÁRIA EM MOVIMENTO

com  VIVIANNE KIRITANI

 

O workshop focará na criação de indumentárias temporárias para habitar um corpo em movimento, que respira e dança, a partir do tema leveza. As discussões sobre o tema desencadearão uma pesquisa prática entre a indumentária e o corpo em movimento. A  indumentária investigará o uso de elementos naturais existentes no local, como folhas e galhos, entre outros, resultando num registro fotográfico. 

 

VIVIANNE KIRITANI é figurinista, designer de jóias, diretora de arte e cenógrafa, membro da UAP desde 2010. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP. Pesquisa poesias espaciais e suas relações com o corpo. Realiza figurinos para espetáculos de teatro, circo, cinema e performance. Atualmente reside no Rio de Janeiro.

Site:  http://viviannekiritani.blogspot.com/

As inscrições serão realizadas mensalmente, de acordo com a programação a ser divulgada no site e página do facebook do projeto.

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS:

Enviar carta de interesse e breve currículo para o email: contato@usinadaalegriaplanetaria.com.br

 

IDADE MÍNIMA: 18 ANOS

PÚBLICO ALVO: Artistas com experiência na área, profissionais e estudantes.

HORÁRIO: 14hs-18hs

 

TRANSPORTE GRATUITO AOS PARTICIPANTES: 

EMBU DAS ARTES-UAP  (Saída às 13hs)

FOTOGRAFIA

MARÇO

INSCRIÇÕES

CORPO

ABRIL

INTERVENÇÃO ESPACIAL

MAIO

PERFORMANCE

JUNHO

FIGURINO

JULHO

INDUMENTÁRIA

AGOSTO

WORKSHOPS

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2017 - UAP RESIDENCE

Realização