USINA DA ALEGRIA PLANETÁRIA

A Usina da Alegria Planetária | UAP é uma plataforma de criação e pesquisa que, desde 2010, propõe trocas artísticas com base na transdisciplinaridade, na experimentação de linguagens e na ressignificação de materiais, indivíduos e seu entorno. Nossa proposta fundamenta-se na ideia de um “modo de vida” como experiência artística total, integrando experimentos performativos, pedagógicos e de existência. A UAP é composta por uma equipe multidisciplinar, cujo núcleo principal atualmente é composto pelo artista e figurinista Kabila Aruanda, o cenógrafo e diretor de arte Renato Bolelli Rebouças, o artista multimeios e performer Bukuritós Aruanda, a diretora de arte e designer Vivianne Kiritani, a museóloga Giselle Peixe e a fotógrafa e arte-educadora Simone Donatelli.

 

 

Descentralizada geograficamente da grande São Paulo, estamos localizados a aproximadamente 40km da capital, no bairro Jardim das Cerejeiras, na zona rural de Cotia, região caracterizada pela escassez de equipamentos e atividades culturais. Em seus projetos e práticas, a plataforma UAP investiga relações entre a cultura material contemporânea – seus processos de extração, produção, consumo, descarte, coleta e reuso – reunindo diferentes práticas e modos de ação aplicados em projetos de direção de arte, cenografia, expografia, figurinos, moda, patrimônio, objetos e adereços, performances, residências e intercâmbios artísticos.

 

Nossa estrutura física é composta pelo Ateliê Usina, um galpão-estúdio em formato de oficina integrada com marcenaria, confecção e costura, espaço dinâmico para apresentações, além de uma casa-dormitório para receber artistas em residência, integrando dinâmicas cotidianas, como o preparo dos alimentos e a manutenção dos espaços, aos trabalhos artísticos. A plataforma articula diferentes práticas, projetos e linguagens, oferecendo repertório visual e técnico para visitantes, residentes e participantes das atividades e workshops.

 

logousinacoloridoalta.jpg